O marketing olfativo tem como objetivo associar um certo aroma aos valores que a empresa, cliente ou produto deseja transmitir. Um simples sentido no nariz o cliente vai relacionar o produto com um conceito, uma ideia, uma sensação ou um momento.

É uma ferramenta de marketing que tenta usar os aromas para gerar um certo efeito ou criar uma experiência de compra com um valor diferencial. Revaloriza a marca no ponto de venda, consegue transmitir valores e provocar reações no consumidor. Envolve uma técnica de estimulação capaz de reviver memórias e emoções vividas. Os aromas nos remetem a tempos passados ​​e lugares distantes em milésimos de segundo dando vida a lembranças que poderíamos ter esquecido. É aí que reside a magia de Don Aire: usar o olfato como um novo canal de comunicação, muito mais poderoso que a visão e a audição.

O marketing olfativo é uma parte importante do Marketing sensorial, que visa atrair os sentidos com o objetivo de criar experiências sensoriais através da visão, audição, tato, paladar e olfato. Em suma, trata-se de criar “uma memória olfativa” e impactar pelo sentido do olfato. Estudos científicos mostram que os seres humanos lembram mais de 35% do que cheiram, acima de 5% do que vêm e 2% do que ouvem. Nossa memória é capaz de lembrar mais de 10.000 aromas diferentes e, no entanto, apenas reconhece 200 cores.

Além disso, segundo pesquisa realizada na Alemanha, observou-se que há o aumento de 16% de permanência das pessoas no local e de 15% da probabilidade de compra, além de um crescimento de no mínimo 6% das vendas, em locais que utilizam a identidade olfativa como forma aliada para o sucesso.

Outrossim, o olfato está diretamente ligado ao sistema límbico e intimamente relacionado à memória e ao mundo das emoções. É o sentido com o maior poder de evocação. Todos os dias percebemos que os aromas exercem uma poderosa influência sobre nossas emoções, comportamentos e estados de ânimo. O marketing olfativo não se limita apenas aos pontos de venda, mas também atinge ambientes de trabalho, centros de negócios ou centros educacionais com o objetivo de criar um ambiente que melhore o desempenho dos trabalhadores. Estudos mostram que aromatizar o ambiente reduz os erros dos funcionários em 20% e aumenta a produtividade em 15%.

Transforme a sua marca e venha fazer parte do time Especiarias.

A Especialista Bárbara Monterrey

Aqui fica a história da Barbara… Aqui fica a história da Barbara… Aqui fica a história da Barbara… Aqui fica a história da Barbara… Aqui fica a história da Barbara… Aqui fica a história da Barbara… Aqui fica a história da Barbara… Aqui fica a história da Barbara… Aqui fica a história da Barbara… Aqui fica a história da Barbara… Aqui fica a história da Barbara…